O que é Dyscalculia?
DIS-KAL-KOOL-EE-AH, ‘dyscalculia’ vem do grego e do latim e significa “contar mal”.
A disculpa do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem específico que afeta 5-6% da população escolar. Este pequeno grupo de alunos trabalha significativamente abaixo de seus pares em matemática e, portanto, não está fazendo um progresso adequado à idade. Eles processam os números de forma diferente dos seus colegas tipicamente em desenvolvimento e usam uma ampla gama de abordagens: métodos ineficientes e laboriosos, dependem do uso dos dedos durante a contagem, incapaz de contar qual dos dois números é maior, tem dificuldade em estimar e usar métodos não econômicos para resolver problemas . Nenhum dos dois filhos com discalculia do desenvolvimento apresenta o mesmo perfil de forças e necessidades. Estudantes com discalculia do desenvolvimento mostram dificuldades na aquisição de competências fundamentais no núcleo. Portanto, é importante identificar suas Áreas específicas de Dificuldades de Aprendizagem (SpLD) para que uma intervenção direcionada e intencional possa ser oferecida.
Os blocos de desenvolvimento de aquisição, recuperação e aplicação de números em suas formas simbólicas e não simbólicas requerem a coordenação eficiente de inúmeras vias cognitivas e sensoriais envolvidas no desenvolvimento do número de apoio: memória funcional, processamento auditivo e visual, atenção e percepção visuoespacial. Além disso, os alunos que apresentam déficits ou lesões dentro de seus sistemas cognitivos e sensoriais acham que isso interfere com os números de processamento.
A disculpa de desenvolvimento é freqüentemente encontrada em uma variedade de distúrbios neurológicos e co-ocorrentes, como transtorno de hiperatividade com déficit de atenção (TDAH), distúrbios do desenvolvimento da linguagem, dislexia, epilepsia e síndrome de X frágil. Também é prevalente com outras condições biológicas, incluindo síndrome de Williams, autismo, síndrome de Turners, distrofia muscular de Duchenne, síndrome de DiGeorge e síndrome de alcoolismo fetal.
O processo de apoio aos alunos com esta condição requer grande esforço, paciência e tempo, uma vez que suas dificuldades são mediadas pelo desenvolvimento e dependem da história do desenvolvimento do que de um tópico.
Um aluno com disculpa pura apresenta suas dificuldades exclusivamente no processamento de números, enquanto que em outras áreas tem áreas típicas de estudantes em desenvolvimento.
É importante diferenciar a discalculia da disculpa do desenvolvimento e atrasos de desenvolvimento de matemática. Privação ambiental, ensino insuficiente ou um currículo que está se movendo com muita rapidez pode levar a atrasos no desenvolvimento de matemática.
A disculpa pode surgir como resultado de acidente vascular cerebral ou lesão e é conhecida como discalculia adquirida. A pesquisa de neurociência sugere que os indivíduos discalculicos têm uma deficiência neural específica na parte do sulco intraparietal do cérebro e as células naquela parte do sulco são fracas ou danificadas (Butterworth, 2012).
Pesquisas indicam que a aquisição, recuperação e aplicação da aritmética são tanto de domínio como de domínio geral.
O foco do Dynamo Números é apoiar os alunos com discalculia do desenvolvimento. A força da Avaliação do Dynamo reside na diferenciação de alunos com discalculia de desenvolvimento daqueles com atrasos de desenvolvimento de matemática usando a estrutura pesquisada e validada do NumberSenseMMR ™.
Um rótulo de atrasos de desenvolvimento ou de desenvolvimento matemático não serve para nada se o aluno não puder ser suportado. A avaliação do Dynamo oferece sinais para Dynamo Números e um intervencionista treinado pode re-posicionar o desenvolvimento do sentido dos números do aluno e criar capacidade aritmética.